Florestas
Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Florestas

São áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial.Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.


Florestas plantadas: são aquelas implantadas com objetivos específicos, e tanto podem ser formadas por espécies nativas ou exóticas. Este é o tipo de florestas preferido para o uso em processos que se beneficiem da uniformidade da madeira produzida, como a produção de celulose ou chapas de fibra, também chamadas de placas de fibra, por exemplo. Assim como as culturas agrícolas, o cultivo de florestas passa pelo plantio, ou implantação; um período de crescimento onde são necessários tratos culturais (ou silviculturais) e um período de colheita. A mais conhecida floresta é a floresta pluvial Amazônica, sendo maior que alguns países.

 

O conceito de pulmão do mundo não se relaciona ao O2 das plantas – já que estas o consomem em seu ciclo de crescimento – e sim ao fato de que esta grande área florestada é fundamental para a retenção e evaporação de água da bacia. A corrente de ar e a intensa atividade biológica da floresta contribuem para manter a temperatura média do planeta e retardar o efeito estufa. Há ainda outras florestas pertencentes a este tipo de região, situadas na parte centro-ocidental da África e também no sudeste Asiático. Este tipo de vegetação desenvolve-se em lugares quentes e úmidos e possui uma grande variedade de espécies. Suas principais características são as folhas grandes e com um tom de verde bem definido e são autofágicas, pois se alimentam de si mesmas.


Existem ainda as florestas tropicais sazonais, que perdem suas folhas nas estações de inverno e outono, adquirindo uma cor amarelada, avermelhada ou alaranjada. Fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e forma de atuação das massas de ar são fundamentais para sabermos qual a espécie de vegetação que se encontram em cada parte do planeta Terra.
Saiba mais sobre os tipos de vegetação do Brasil:
Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Comente este artigo