Revista Voz Ambiental 04 – Responsabilidade Socioambiental
Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Revista Voz Ambiental 04 – Responsabilidade Socioambiental

 

Responsabilidade e Sustentabilidade

Um dos principais temas da atualidade na gestão coorporativa é a Responsabilidade Socioambiental. Discutir quais ações devem ser desenvolvidas para garantir a implementação deste conceito é, hoje em dia, o grande desafio. Assim como existem pessoas e empresas de bem, comprometidas com a sustentabilidade, há também aquelas que utilizam a ação socioambiental apenas como uma peça de marketing para alavancar vendas. Por  outro lado, a população já calejada, está incrédula de que realmente existam empresas comprometidas  com estas questões. Desmistificar o que venha a ser responsabilidade social coorporativa, separar o joio  do trigo, será o grande desafio para as empresas que desejarem crescer ou mesmo permanecer no mercado pelas próximas décadas. E assim segue a busca pelo desenvolvimento sustentável.

Na esfera governamental essa busca continua por meio da implantação de leis específicas, que possam garantir a manutenção dos recursos hídricos e naturais, independente do crescimento urbano. Mas isto somente é possível através de um Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental – um estudo detalhado que norteia a implantação dessas políticas publicas – no qual o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras vem, em seus dez anos de existência, brigando para mostrar a importância da gestão ambiental tripartite (estado, municípios e sociedade civil) para o desenvolvimento sustentável dessa região. Enquanto isso, cada um faz o que pode. A cada dia nascem novas formas de aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental. O sistema agroflorestal já é uma realidade que garante a perpetuação da floresta e a economia do agricultor. O uso de tecnologias e gestão socioecológica, proporciona uma nova era para a produção de carvão vegetal, a partir do eucalipto. O consumo consciente, aliado à coleta seletiva e reciclagens eco-eficientes, traz novas perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e manutenção dos nossos, já tão escassos, recursos naturais.

Estes e outros assuntos você encontra nesta edição da revista Voz Ambiental, que tem como missão levar informação correta e de maneira responsável para a população.

Nadja S. Moraes

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Comente este artigo