A Universidade de Mogi das Cruzes, por meio do curso de Química, participa do Projeto Renove, uma iniciativa da Organização não Governamental Bio-Bras, que conta com o patrocínio da Petrobras, pelo Programa Petrobras Ambiental.

O foco do Projeto Renove é diminuir o impacto ambiental provocado pelo descarte incorreto do óleo vegetal (de cozinha) no Rio Tietê. O projeto abrange as cidades de Guararema, Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. As linhas de ação do Projeto incluem campanhas de conscientização e de educação ambiental, capacitação de colaboradores, aplicação de questionários junto à população e elaboração de pesquisa científica. E é neste âmbito que a UMC atua.

Em conjunto com a Universidade de São Paulo - campus Leste, a Universidade de Mogi das Cruzes, conta com a participação de 250 alunos – do 1º, 5º e 7º períodos do seu curso de química – além de seis professores e o suporte de equipamentos e laboratórios, para elaborar um diagnóstico científico que demonstrará a quantidade de óleo vegetal consumida na região. O processo da pesquisa será feito em três etapas, sendo a síntese do biodiesel e sua caracterização; análise químico-física da água do rio; e a elaboração de um relatório técnico.

A UMC foi o local de lançamento do projeto para toda a imprensa da região, em 2011, firmando parceria com as duas universidade a Bióloga Nadja Soares de Moraes, presidente da Bio-Bras, palestrou aos alunos do 1º, 5º e 7º semestres do curso de Química, esclarendo-os sobre os objetivos, metas e estratégias do projeto Renove, que visa a minimizar o descarte de óleo no rio Tietê. O primeiro ano de parceria foi um sucesso, visto no Workshop das Águas, também realizado nas dependências da UMC. Nele foram expostos trabalhos de diversas instituições parceiras do projeto, além do lançamento da revista Voz ambiental, palestra, debates, entre outras atividades.

O Mangá Ecoturma e demais produtos educacionais do Programa Águas do Futuro serão lançados na UMC.