A Organização Bio-Bras desenvolveu, em 9 escolas da região Alto Tietê Cabeceiras, oficinas pedagógicas do projeto Renove – Águas do Futuro, formando Comitês Jovens.

Na primeira parte do programa, em 2011, foram capacitados 120 professores. O material didático foi dividido em cinco fascículos, discutidos e utilizados em cada uma das oficinas. A cada encontro foi dada uma abordagem prática, com debates sobre a inserção do tema Água e a Gestão Participativa no currículo escolar. A proposta do material é que ele fosse de uso prático nas oficinas com os educadores, além de norteador e inspirador de práticas inovadoras em sala de aula. Cada fascículo aborda o conceito e desdobramentos, proporcionando outras formas de aprendizado e algumas reflexões sobre o tema. O professor portanto, é livre para usar os conceitos em sua disciplina utilizando a abordagem, metodologia e dinâmica que mais lhe convém.

Em 2012 foram selecionadas 8 escolas da região para desenvolvimento do projeto e formação dos Comitês Jovens, com a participação efetiva dos alunos que receberam capacitação durante todo o ano, com oficinas e atividades socioambientais, proporcionando diagnosticarem o entorno, debaterem a realidade local por meio de atividades diversas e assim, formarem Comitês Jovens.