O que são os Eco-Postos?

São locais para onde você pode levar o óleo de cozinha usado, dentro de um vasilhame bem tampado (para que não derrame), e colocá-lo dentro do tambor marrom, devidamente identificado com o símbolo do projeto Renove. Nos Eco-Postos geralmente há um banner ou faixa ilustrativos do projeto e pode haver folheto explicativo.

Quem pode ser um Eco-Posto?

Todos os tipos de comércios, supermercados, igrejas, postos de gasolina, condomínios ou qualquer outro local que tenha um pequeno espaço para a colocação do tambor plástico e do banner.

Já são mais de 110 Eco-postos criados na cidade de Mogi das Cruzes, para receber o óleo da população mogiana. São vários tipos de estabelecimentos que já entraram para essa campanha: supermercados, hipermercados, padarias, mercado municipal, postos de gasolina e até um salão de beleza estão entre os parceiros.

Armazenagem: Os recipientes com óleo serão armazenados em um tambor com capacidade de 50 a 200 litros, identificado com a logomarca do projeto Renove. Há banners e faixas para sua visualização e panfletos para distribuição entre condôminos, funcionários ou clientes.

Coleta: A frequência das retiradas (semanal, quinzenal ou mensal) depende da quantidade de óleo e gordura gerados em cada eco-posto. Para isto, é feito um cadastro em que são anotadas todas as coletas, possibilitando que o doador tenha controle do quanto foi recolhido de óleo em seu estabelecimento.

Como ajudar?

Comece pela cozinha. As donas de casa podem doar o óleo utilizado no preparo de alimentos.

Basta guardar em um recipiente e levá-lo a um dos nossos Eco-Postos. O projeto Renove está em todas as cidades do Alto Tietê e é fácil encontrar o mais próximo de sua residência!

VEJA A LISTA DE ECO-POSTOS EM: http://biobras.org.br/renove/?page_id=118

 

Empresas, comércios e residências

Além de ajudar a preservação do meio ambiente, a reciclagem do óleo também representa economia de dinheiro!

Você vai sentir a diferença no ambiente e no bolso! Entupimento das tubulações, enchentes, morte de peixes, efeito estufa, aquecimento global… tudo isso tem a ver com atitudes simples do nosso dia-a-dia.