Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Tietê

Lançado pela Organização Bio-Bras em 2008, o Projeto Renove – despoluição dos rios por meio da coleta de óleo vegetal usado – foi iniciado em Mogi das Cruzes.Nascido como um projeto-piloto, os resultados logo ultrapassaram as expectativas iniciais e foram ganhando espaço em supermercados, igrejas, escolas e comércios da região, que abraçaram a ideia de ajudar na despoluição dos rios e córregos do Alto Tietê, instalando Eco-Postos para que a população pudesse ter onde levar o óleo vegetal usado na cozinha e, assim, este resíduo pudesse ser reciclado e não descartado nas pias ou lixo comum.

A receptividade foi extremamente positiva, pois trata-se iniciativa simples, da qual todos podem participar. O Eco-Posto é kit composto de um tambor marrom, tampado e um banner ou cartaz, ambos devidamente identificados com a logomarca do Projeto RENOVE, e que pode ser colocado em qualquer local ao abrigo da chuva. Dentro deste tambor, as pessoas deixam o óleo vegetal usado, guardado em um recipiente plástico fechado. A Bio-Bras responsabiliza-se pela coleta do material e o destinado para a reciclagem.

Um Selo de Responsabilidade Ambiental é entregue aos Eco-Postos, após seis meses de participação efetiva no projeto.

A iniciativa reduz a poluição do Rio Tietê

A demanda cresceu consideravelmente nos últimos anos com a adesão de outros municípios que, ao conhecerem a proposta do Projeto Renove, solicitam a instalação de Eco-Postos em suas cidades. Esta iniciativa já impediu que mais de 300 mil litros de óleo vegetal fossem lançadas no Rio Tietê, por meio de seus Eco-Postos que estão em todas as cidades do Alto Tietê Cabeceiras, zona leste de São Paulo.

O apoio do Programa Petrobras Ambiental foi fundamental para expandir o projeto e aumentar o número de pontos de coleta, além de permitir a produção de material e a utilização de ferramentas importantes de Comunicação e de Educação Ambiental, com grande participação popular.